terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Coitado dos futuros vestibulandos

Nesses dias eu estava discutindo com minha amiga Japonesa (a original) sobre a diferença do Socialismo, Capitalismo e Anarquismo. Ela é uma menina de exatas e, portanto, só conseguiu entender depois de vários desenhos, gráficos e equações polinominais.

Hoje é um dia diferente na História (com H maiúsculo mesmo porque é um registro histórico ). O novo presidente americano tomou posse. Mais um líder imperialista no poder e este vindo com o discurso da mudança. Eu escutei isso do Lula e posso dizer que "Háaaaahaha... ok... mudança... ta valendo vai... ZZZzzz". Uma vez eu li que presidentes servem pra disfarçar e esconder quem realmente manda no esquema, então não acredito em muita coisa. Enfim, antes ele do que o My Lil'Bush.

Mas eu fico curiosa. Se minha boa amiga Japa, menina inteligente e perspicaz, se confunde com os conceitos, imagina o pessoal que vem ai pela frente. As pessoas que são alienadas, não tem boa base de estudo e que vivem no mundinho malhação. Nessa semana comentei duas vezes que vestibular é um método ultrapassado e que não é capaz de avaliar quem realmente esta habilitado pra entrar numa faculdade pública. Tem aqueles playboys que fazem cursinhos, aprendem todos os macetes para a prova mas não sabem analisar a realidade, os assuntos que são pedidos; e tem aqueles que vieram de escola pública, que não tiveram base de ensino (não sabem "gravar" todas as informações) mas que são, basicamente, auto-didatas (ou autodidatas como a regra nova).

Agora imagina daqui alguns anos, com essa cambada de gente precisando analisar a situação do mundo que está hoje. Primeiro, o nome do presidente eleito é Barack Hussein OBama. Olha só a confusão instaurada.

O antigo presidente era George W. Bush, "coincidentemente" filho do George Bush, também ex-presidente e responsável pela Guerra do Golfo (que aconteceu no Iraque). Ambos queriam a derrubada de Saddam Hussein. Mas foi no governo do Bush Filho que o terrorista Osama bin Laden atacou os EUA. Olha só a salada.

até prevendo na Fuvest 2000-e-la-vai-cacetada a pergunta de segunda fase: Após observar o texto acima*, comente sobre os fatos que marcaram as duas últimas décadas do século XX e a primeira década do século XXI na história dos Estados Unidos.

Vai por mim, choverão respostas do tipo: O Pai e o filho Bush perseguiam o Hussein e o Osama. Então, que esses dois últimos resolveram casar os seus filhos, o Bar e a RaCk, em uma cerimonia típica dos muçulmanos. Ai nasceu Barack*, e ele foi pros US and A e acabou traindo o movimento. Lá ele conheceu a Michelle, acabou tomando muito sol e se tornou o presidente dos Estados Unidos. Essa é a história de Barack Hussein Osama.

Um comentário: