quarta-feira, 9 de julho de 2008

Feriado Histórico Paulista

São Paulo está de "férias" com um feriado em plena quarta feira, significando que nada vai funcionar direito na quinta e na sexta. Belê!

Ontem na hora do almoço meu pai e eu conversavamos sobre que foi a Revolução Constitucionalista. Pra quem não sabe o que foi joga no google (ou vá estudar pow!).

Ele contou que meu avô foi um dos "revoltosos". Pensei até "que merda meu avô lutou". Mero engano. Vovô Rodrigues foi um dos revoltosos que não aderiu a revolução. Na hora de se alistar no exercito paulista, meu avô disse que "não queria participar". Ao ser questionado ele disse "que não havia necessidade de brasileiro lutar contra brasileiro". Diz que o sargento falou pra ele "Fulano de tal também se alistou, olha o Ciclano", Vov's respondeu "Mas eles estão defendendo o interesse das famílias deles". Olha só que perfeito dizer isso principalmente naquela época. Resultado da história: vov's foi preso em São Paulo e ficou três meses em cana.

Vamos por a caixola pra pensar. Foi uma revolução com a idéia de manter no poder uma oligarquia que só atrasava o país e era falida. As exigências que São Paulo tinha feito contra o governo não tinham cabimento já que Vargas ja tinha convocado a assembléia constitucionalista e ja havia nomeado outro interventor (espécie de governador).

Foi mais uma guerra por causa de "EGO" de gente rica. Ter orgulho do que? Orgulho eu tenho é do meu avô que disse não pra essa bobagem toda e não dessas comemorações bobas. Nem chegueia conhecer o véio (digamos que eu estava em Londres quando ele bateu as botas), mas parece que a postura e ser "cabeça dura" ao defender o que pensa e considera certo está no DNA. Valeu Vov's!
P.S.: Essa foto ae não lembra uma outra bem famosinha?

4 comentários:

Ana Barros disse...

agradeço a aula de história. E parabéns para o seu avô, que teve mais personalidade que aquele povo todo que lutou.
Bjos

Fabíola Ariadne disse...

Hahaha "digamos que eu estava em londres" foi a melhor! Bom, sou goiana e não me lembro de nada dessa aula de história(não se preocupe que já vou estudar!), mas em compensação sei sobre a guerrilha no Araguaia, rs. E não tive nem um parente lutando nesta ou em outra guerra,o que é uma pena, porque essa história de anistia e indenizações estão deixando velhas raposas ricas!

Ice Ice Baby disse...

feriado? eu trabalhei do mesmíííííssimo jeito..nhé!

bjs chuchu

Priscila M.R. disse...

hey meninas... foi uma aulinha de historia muito mal dada né?
A prof de hist é a minha mamis e não eu. hehehehe. Mas eu gosto muito.
Ana, meu avô foi bem "fodão" em vida. Ele era considerado engenheiro na profissão que seguiu e conferiram com GPS umas marcações que ele fez em algumas terras e deu o número exato. Eita Vein

Fáaa... se rolar indenização pra gente depois de 80 anos... caraca... TO DENTRO. hehehe.

Ice... São Paulo é outro esquema né?
hehehehehehe...